30 anos de Beetlejuice: os fantasmas continuam se divertindo

Beetlejuice ― ou Os Fantasmas se Divertem, em português ― um clássico do renomado diretor Tim Burton, completa 30 anos de lançamento em 2018. O filme estreou nos cinemas americanos no dia 30 de março de 1988 e, desde então, tornou-se uma referência dentre as inúmeras obras de Burton.

beetlejuice 01

Ilustração: Léo Lopes/Comunicação Visual – Jornalismo Júnior

A película conta a história do casal Barbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin), que morrem num acidente e descobrem que a pós-morte não era bem como imaginavam. Após alguns anos enfrentando a complicada burocracia do Céu, ficam sabendo que estão fadados a “viver” a vida de mortos na casa em que moravam, não podendo sair do local sob circunstância alguma ― a menos se quisessem ser engolidos por vermes gigantes e listrados. O único problema é que, nesse ínterim, uma família muito esquisita se muda para a residência: os Deetz, burgueses excêntricos, ameaçam a paz da pós-vida dos Maitland.

beetlejuice 02

Os Maitland tentam de tudo para espantar os Deetz, mas não conseguem ― sequer podem ser vistos pelos donos da casa.

Buscando uma alternativa às nada eficientes medidas tomadas pelo Céu, Adam e Barbara pedirão ajuda a Beetlejuice (Michael Keaton), um autoproclamado “bioexorcista”, responsável por tentar eliminar a vida humana (considerada uma verdadeira praga aos desencarnados), que garante aos Maitland a saída da família Deetz sob algumas circunstâncias comicamente horripilantes. Tudo isso contando com o apoio de Lydia Deetz (Winona Ryder), uma garota nada convencional e a única dos novos moradores que consegue enxergar os fantasmas.

beetlejuice 03

Adam e Barbara apelam à ajuda de Beetlejuice.

Esses cenários bizarros e a narrativa como um todo são característicos das obras de Tim Burton. E toda essa excentricidade impactou a vida da maioria dos atores deste filme. Vejamos alguns exemplos:

  • Após Beetlejuice, Michael Keaton fez seu nome como excelente protagonista em diversos filmes aclamados pela crítica. O ator estrelou o clássico Batman (1989) de Tim Burton, com o papel de nada menos que o próprio Bruce Wayne. Mais recentemente, o ator tem recebido várias indicações a importantes prêmios da indústria cinematográfica, como um Globo de Ouro referente a sua atuação em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman, 2014). Além disso, participou do premiado filme Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2016) e também foi o vilão Abutre em Homem-Aranha: De Volta para Casa (Spider-Man: Homecoming, 2017).
beetlejuice 04

Michael Keaton (Beetlejuice) na época da gravação e agora.

  • Geena Davis, depois de interpretar a falecida Barbara Maitland, ganhou reconhecimento dentre a comunidade do cinema e ganhou um Oscar por O Turista Acidental (The Accidental Tourist, 1988). Já em 2005, ganhou um Globo de Ouro pelo seu papel como a primeira presidente norte-americana mulher na série Commander in Chief, de 2005. No ano de 2016, participou do filme Marjorie Prime, ganhador de diversos prêmios e inclusive do Sundance Film Festival de 2017.
beetlejuice 05

Geena Davis como Barbara, em 1988 e em 2018, na premiação do Globo de Ouro.

  • Alec Baldwin tinha acabado de começar sua carreira ao interpretar Adam em Beetlejuice. Após o sucesso do filme, lançou-se de cabeça no cinema e ganhou reconhecimento de ícones da indústria como Martin Scorsese. Contracenando com Leonardo DiCaprio, atuou em O Aviador (The Aviator, 2004) e em Os Infiltrados (The Departed, 2006), ambos sucessos de Scorsese. Além das telonas, ganhou vários Emmy Awards pelas séries de que participou e vários Screen Actors Guild Awards.
beetlejuice 06

Alec nos dias de hoje e durante as gravações de Os Fantasmas se Divertem.

  • Winona Ryder (a mãe do Will, em Stranger Things, série de extrema popularidade do Netflix) exerceu o papel de Lydia Deetz em Beetlejuice, a filha da família que se muda para a casa dos falecidos Maitland. Ela representava a mais pura definição de pessoa gótica e trevosa dos anos 80 com esse papel, e se destacava muito em cena.

beetlejuice 07

  • Lydia rendeu a Winona não só atuações em outros grandes filmes como Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands, 1990), também de Tim Burton, A Época da Inocência (The Age of Innocence, 1993), de Scorsese e Cisne Negro (Black Swan, 2010), mas também sofrimento com o bullying praticado por colegas de escola. A atriz revelou recentemente que era chamada de “bruxa” e que só superou as ofensas recebidas com a ajuda e apoio de seus pais, que se mostraram presentes em toda sua carreira e vida pessoal.
beetlejuice 08

A atriz no papel de Lydia e este ano, no Screen Actors Guild Awards, no qual Winona recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática em Stranger Things.

Beetlejuice realmente foi impactante, tanto para os envolvidos nas filmagens quanto para o público. Celebrando o sucesso que prevalece mesmo 30 anos depois, aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre o longa-metragem:

  • Inicialmente, a produção iria ser um horror puro, sem nenhum alívio cômico. No roteiro original, Beetlejuice seria um demônio reptiliano alado. Na versão final, há uma cena onde o personagem se transforma numa grande cobra, como possível referência à primeira ideia.
beetlejuice 09

Beetlejuice em sua forma mais assustadora, que garante um bom susto nos Deetz.

  • Outros personagens de Tim Burton se fazem presentes no filme: Jack Skellington, protagonista de O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) aparece num chapéu bizarro usado por Beetlejuice numa cena do filme. Além de Jack, alguns esqueletos coloridos que fariam parte de Marte Ataca! (Mars Attacks!,1996) aparecem ao fundo da janela da sala onde os Maitland aguardam pelo atendimento do céu.

beetlejuice 10

  • Tim Burton, já em 1990, planejava uma sequência para a película que fez tanto sucesso na década anterior. Com o nome de Beetlejuice Goes Hawaiian, o filme misturaria – de maneira única e bizarra, claro – a vibe dos filmes de praia com o tradicional expressionismo alemão, justamente porque eles não têm nada a ver entre si, disse Burton ao roteirista Jonathan Gems, contratado para escrever o roteiro que foi logo engavetado.
beetlejuice 11

Beetlejuice em férias, acompanhado de Lydia.

Mas fomos recém surpreendidos com a boa notícia de que haverá, sim, uma continuação de Os Fantasmas se Divertem. Não necessariamente teremos um fantasma bio-exorcista em roupas de praia, mas o próprio Tim Burton confirmou uma sequência. Contudo, poucas informações foram divulgadas sobre ela: Michael Keaton afirmou não saber de nada da produção, enquanto Winona Ryder diz que ouviu do próprio diretor que ela faria parte da sequência, mas que não está a par do processo de desenvolvimento do novo filme.

O que se sabe, por enquanto, é que o tão esperado roteiro está sendo escrito desde 2012 e que Seth Grahame-Smith (Sombras da Noite, 2012) e David Katzenberg (It: A Coisa, 2017) estão encarregados da produção da sequência.

beetlejuice 12

Foto de perfil do Twitter de Seth, com um Beetlejuice dentro do terno (será isso uma referência à nova adaptação?) e Katzenberg (IMDB).

Enquanto novas informações não são divulgadas, que tal assistir o clássico Beetlejuice? Pode ter certeza de que os fantasmas continuam (se) divertindo!

beetlejuice 13

Foto de todo o elenco se divertindo no final das gravações de Beetlejuice.

por Laura Alegre
lauraalegre@usp.br

Comentários