As melhores animações de Natal de todos os tempos

Chegam as festas de fim de ano e, com elas, as maratonas de filmes natalinos. É inevitável acabar assistindo algum e, por isso, a melhor coisa a se fazer é mergulhar no mundo cinematográfico do Natal. Melhor ainda é conseguir encontrar filmes que agradem o público de quase todas as faixas etárias, papel que as animações cumprem com maestria — mesmo alguns classificando-as como filmes infantis. Pensando nisso, o Cinéfilos selecionou dez animações que fazem jus ao clima natalino, confira!

1. Como o Grinch Roubou o Natal (How the Grinch Stole Christmas, 1966)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Nada do longa estrelando o Jim Carrey! Estamos falando da animação lançada em 1966 pela Warner Bros, baseada no livro de Dr. Seuss. O filme, um curta-metragem de 26 minutos, conta a história de Grinch, que desprezava o Natal e todo o clima que envolve o feriado. Por isso, ele decide estragar a festa no vilarejo dos Who e se disfarça de Papai Noel, roubando todos os presentes e enfeites do povo. Mesmo com o lançamento do filme homônimo em 2000, a animação continua marcando presença na lista de favoritos de muitos amantes do Natal.

2. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

A clássica animação de Tim Burton completa 24 anos neste Natal e ainda consegue cativar inúmeros espectadores. A história mistura dois grandes feriados ao narrar a vida de Jack Skellington, conhecido por ser o centro das atenções na Cidade do Halloween. Jack, cansado das celebrações rotineiras do Dia das Bruxas, acidentalmente se depara com a Cidade do Natal e tenta adaptar sua cidade às tradições natalinas. O longa levou três anos para ser concluído e conta com uma trilha sonora que combina com a atmosfera festiva e, ao mesmo tempo, sombria dos personagens.

3. Aconteceu no Natal do Mickey (Mickey’s Once Upon a Christmas, 1999)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Os icônicos personagens da turma do Mickey se reúnem em três histórias diferentes sobre o Natal e o espírito natalino. Na primeira, vemos Pato Donald e seus sobrinhos vivendo uma realidade em que todos os dias eram o Natal. A segunda é estrelada por Pateta e seu filho Max, com o garoto perdendo a confiança da existência do Papai Noel, e seu pai se esforçando para reanimá-lo na véspera do Natal. A terceira história traz Minnie e Mickey numa triste situação com muitas coisas dando errado seguidamente na  véspera do Natal, e ambos se esforçando ao máximo para conseguir comprar um presente para seu amor. Amor, bondade, generosidade, e uma real reflexão sobre os sentimentos nesta época marcam muito esse filme e fazem com que ele seja belo e caloroso. Uma escolha certeira para assistir com toda a família.

4. O Expresso Polar (The Polar Express, 2004)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Não são todos que vêem a magia do Natal. Muitas crianças param de acreditar no Papai Noel muito cedo, como o garoto que protagoniza o filme. Ele havia perdido sua crença no bom velhinho, até que, na véspera do Natal, recebe um bilhete para o expresso polar, uma grande locomotiva. Nessa viagem, além de se envolver em diversas aventuras, ele passa por várias reflexões a respeito do Natal, na busca por reacender aquele espírito de alegria que surge nessa época do ano. Com um realismo extremo devido à tecnologia de captura digital, chegamos a nos questionar se estamos frente um live action, de tão real. Com muito amor e bondade, esse clássico natalino deixa o espectador com um quentinho no coração, e é isso que o torna tão especial.

 

5. Shrek Bate o Sino (Shrek the Halls, 2007)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

No pântano, para lá das terras de Tão Tão Distante, o Natal se aproxima, mas Shrek desconhece o motivo para todas as comemorações e não liga para isso. É só após perceber que Fiona valoriza essa ocasião e deseja uma festa para a família toda que o ogro resolve organizar tudo. Ele só não contava com a presença de todos seus amigos neste momento. E então Shrek aprende que Natal também é sinônimo de amor e união com os amigos, mesmo que tudo seja um loucura, numa clara demonstração do espírito natalino.

6. Os Fantasmas de Scrooge (Disney’s A Christmas Carol, 2009)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Baseado no clássico da literatura de Charles Dickens, o filme conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho rabugento e avarento. Durante o Natal, enquanto todos estão felizes, Ebenezer permanece ranzinza, destratando a outros e sendo grosseiro como sempre. No entanto, sua vida foge da monotonia quando ele recebe a visita do espírito de seu antigo sócio, já falecido. A partir daí, “os fantasmas de Scrooge” o levam para uma jornada revisitando seu passado, presente e indo até ao futuro, fazendo com que ele reconsidere de onde veio tanta amargura em sua vida. Com muito realismo em sua animação, o filme surpreende. Apesar do tom muito mais sombrio e pesado que outros filmes sobre o Natal, este clássico é uma ótima pedida para reconsiderar a importância do Natal.

7. A Era do Gelo: Especial de Natal (Ice Age: a Mammoth Christmas, 2011)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Outro curta-metragem que, com 26 minutos, retrata essa época tão querida de uma maneira cômica e divertida. A animação, lançada entre o terceiro e o quarto filme da série, apresenta o bicho preguiça Sid, que acidentalmente quebra um monumento natalino de Manny e acredita não estar mais na lista dos “bonzinhos” do Papai Noel. Para tentar resolver a situação, ele viaja até o Polo Norte ao lado de seus amigos, que aproveitam a jornada para provar a existência do bom velhinho.

8. Operação Presente (Arthur Christmas, 2011)

 

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Arthur é o filho mais novo do Papai Noel e trabalha respondendo cartinhas escritas por crianças, enquanto seu irmão mais velho, Steve, comanda toda a logística da entrega anual de presentes. É dessa maneira que Operação Presente responde uma das dúvidas mais frequentes entre as crianças: como o Papai Noel consegue entregar tantos presentes em uma só noite? O longa retrata a aventura vivida pelos personagens na entrega de um presente que acabou sendo esquecido durante a operação e consegue unir a tradição natalina, das renas e do trenó, aos softwares e tecnologias atuais.

9. Como Salvar o Papai Noel (Saving Santa, 2013)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Focado na história de vida de Bernard, O elfo, o filme traz a tona o backstage de como é feita a entrega dos presentes no Natal. Bernard sempre tenta criar algo que possa revolucionar o Natal, mas nunca consegue vender suas ideias malucas à NoelTech. Em dado momento, Papai Noel descobre o jovem elfo. Para incentivá-lo, ele conta seu maior segredo: como ele viaja o mundo todo em apenas uma noite. Mas esse segredo corre perigo. Assim, com seu jeitinho todo atrapalhado e incrível genialidade, Bernard tenta salvar o Papai Noel e o Natal. Com uma história criativa, inovadora e com muita música, Como Salvar o Papai Noel diverte e traz ao público um outro olhar sobre essa época do ano de forma muito interessante. O mais legal é finalmente matar a curiosidade e pensar: “Ah! Então é assim que o Papai Noel faz o Natal”.

10. A Estrela de Belém (The Star, 2017)

Animações de Natal

Imagem: reprodução

Indo contra a tendência de retratar apenas as festividades natalinas, o filme traz a história do nascimento de Jesus Cristo, com uma visão moderna de Maria, José e do anjo Gabriel. No entanto, essa narrativa do primeiro Natal é construída a partir dos olhos do protagonista, Bo, um burrinho cheio de carisma e espontaneidade, que conta com duas amizades essenciais em sua jornada: Dave e Ruth. A animação traz muitos momentos de risada e apresenta uma nova forma de retratar o Natal, sem deixar passar a magia do feriado.

por Gabriel Bastos e Gabriela Bonin
gabriel.bastos@usp.br | gabibonin@usp.br

Comentários