Cinema, pipoca e rock n’ roll: as bandas de rock que fizeram participação em filmes

por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Desde os filmes musicais do Elvis Presley na década de 50, a relação entre o cinema e o rock sempre foi de amor. Além de longas biográficos de astros, musicais em homenagem a bandas e até mesmo grupos fictícios, muitas produções também contam com a participação de artistas reais para contribuir em suas histórias audiovisuais. O Cinéfilos traz uma lista com 12 bandas que já se aventuraram na sétima arte.

Os clássicos em clássicos
A participação de grandes nomes do rock em filmes inesquecíveis

  • David Bowie em Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, 1981)

O polêmico filme alemão conta a história real da adolescente Christiane F. e seu vício em drogas na Berlim dos anos 70. A biografia que deu origem ao longa mostra que a garota inalou heroína pela primeira vez em um show do David Bowie, e a produção conseguiu a participação do próprio Bowie para a cena, onde o cantor fez a performance da música Station to Station.

  • ZZ Top em De Volta para o Futuro – Parte III (Back to the Future Part III, 1989)

dia-do-rock-1

Na terceira parte da trilogia De Volta para o Futuro, Marty McFly e Doc Brown vão parar em 1885, no Velho Oeste Americano, após o Delorean ter sido atingido por um raio. Eles encontram um show do ZZ Top, interpretando o conjunto que toca no festival da cidade onde os personagens estão, além de comporem a música Doubleback especialmente para o filme.

O pop punk invade as comédias
No fim dos anos 90 e começo dos 2000, bandas de pop punk casaram com comédias não só nas trilhas sonoras

  • Blink-182 em American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie, 1999)

dia-do-rock-2

No ano de 1999, o Blink-182 alcançava o topo das paradas com o álbum Enema of the State. Desse mesmo álbum, a canção Mutt foi inserida na trilha sonora de American Pie e os três integrantes fizeram uma aparição no longa, como o trio que assiste ao vídeo em que Jim (Jason Biggs) se atrapalha em um amasso com Nadia (Shannon Elizabeth), gravado por acidente com a webcam do seu quarto.

  • Simple Plan em No Pique de Nova York (New York Minute, 2004)

No último filme das irmãs Olsen juntas, a personagem de Mary-Kate é baterista de uma banda e fã do Simple Plan. Ela consegue ir ao show, no qual o grupo toca a música Vacation, com direito até a um mosh da personagem.

  • Smash Mouth em Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$ (Rat Race, 2001)

dia-do-rock-3
Um milionário oferece um prêmio de milhões de dólares a 6 pessoas que frequentaram seu cassino. Os personagens se envolvem em várias enrascadas até o destino final: um show do Smash Mouth, que encerra o filme com o seu maior sucesso, All Star.

Das garagens para as telonas
Essas bandas tiveram os filmes como empurrão para o começo de suas carreiras

  • The Calling em Show Bar (Coyote Ugly, 2000)

Um pouco antes de estourar seu maior hit, o The Calling fez uma tímida aparição no filme Show Bar: tocando Wherever you will go no bar onde Violet (Piper Perabo) pede para se apresentar.

  • McFly em Sorte no Amor (Just my Luck, 2006)

dia-do-rock-4

A participação do McFly nesse longa com Lindsay Lohan é talvez a maior aparição de bandas dessa lista. Os meninos, que ainda estavam no começo de carreira, são personagens (interpretando eles mesmos) que aparecem durante todo o filme, sendo uma parte importante da história.

  • The Donnas em Fica Comigo (Drive me Crazy, 1999) e Um Crime entre Amigas (Jawbreaker, 1999)

dia-do-rock-5

Que tal aparecer não em um, mas em dois filmes no ano de lançamento do seu segundo álbum? Essa foi a façanha do quarteto The Donnas em 1999: ao lançar American Teenage Rock and Roll Machine, as meninas interpretaram “bandas de bailes” em dois longas adolescentes, emplacando três músicas em suas trilhas sonoras.

Tim Burton e o rock
O diretor e seus astros do rock favoritos

  • Twisted Sisters em As Grandes Aventuras de Pee Wee (Pee-wee’s Big Adventure, 1985)

No primeiro longa do cultuado diretor Tim Burton, o atrapalhado personagem Pee Wee invade a gravação de um clipe do Twisted Sisters.

  • Alice Cooper em Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012)

dia-do-rock-6

O astro Alice Cooper é a atração principal na festa do vampiro Barnabas Collins (Johnny Depp).

Minha banda favorita no meu filme
Quando os personagens amam uma banda e ela aparece no filme

  • Rush em Eu te amo, cara (I Love You Man, 2009)

Peter (Paul Rudd) e Sydney (Jason Segel) tem uma paixão em comum: a banda Rush. Eles até arriscam alguns covers. O grupo aparece em um show onde os dois personagens vão e têm o sonho realizado de conhecer os integrantes.

  • Bruce Springsteen em Alta Fidelidade (High Fidelity, 2000)

O personagem Rob Gordon (John Cusack) é vendedor em uma loja de vinis e uma enciclopédia ambulante sobre música, fazendo várias referências e comparações com sua vida amorosa. Nessa cena, Rob conversa mentalmente com a lenda Bruce Springsteen.

Comentários