Fuga ao estômago

Saulo Yassuda

Da fábula do biscoito que foge para não ser comido às mesas dos mais típicos natais dos Estados Unidos, o biscoito de natal é uma constante. Seja para ser presenteado ou para pendurar na árvore de natal – um costume nada brasileiro –, ele diferentes formas: estrela, pinheiro, coração, boneco (o mais famoso, aliás).

O gingerbread man é o biscoito mais típico de natal dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha – é ele, inclusive, o que vem em forma de boneco, tradicionalmente. O biscoito, em referência à fábula, aparece como personagem em Shrek (2001), Shrek 2 (2004) e Shrek Terceiro (2007) No primeiro filme, tragicomicamente, Lord Farquaad quebra as pernas do biscoito para torturá-lo.

shrek09bigjpg

Como se considera que o biscoito não é vivo e nem vai sair correndo por aí fugindo para não ser comido – pelo menos é o que se espera – , o Cinéfilos traz a receita do biscoito mais natalino dos biscoitos, que pode ser usado para presentear, enfeitar a árvore de natal e (por que não?) acompanhar mais uma maratona de filmes. Aí vai a receita, retirada do site Panelinha:

Para o biscoito

Ingredientes

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda.
Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.
Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Para o glacê

Ingredientes

1 clara
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
corante alimentício a gosto

Modo de Preparo

Numa tigelinha, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.
Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Comentários