Galãs feios no cinema: 15 nomes que personificam esse conceito

As qualidades que definem um galã vão muito além de sua aparência. Um conjunto de fatores tornam esses atores interessantes aos olhos do público. Talento, simpatia ou até mesmo um charme inexplicável faz com que eles conquistem o coração de legiões. Mas, recentemente diversos desses artistas passaram a ter um dos aspectos desse “título” questionado: a beleza. São admirados por mais que um rostinho bonito, mas teriam eles esse rostinho bonito? Foi então popularizado o termo “galã feio”. Os 15 atores elencados foram amplamente citados em postagens sobre o assunto e representam toda uma lista de artistas que reafirmam a máxima “A beleza está nos olhos de quem vê”. Confira abaixo, em ordem aleatória.

1. Andrew Garfield

Galã feio 01

Reprodução

Amplamente conhecido por ser o segundo Homem-Aranha — substituindo Tobey Maguire, ainda o nome mais icônico a interpretar o herói — o ator vem se firmando como um grande ator, tendo sido indicado ao Oscar por seu papel em Até o Último Homem (Hacksaw Ridge, 2017) e angariando papéis fortes, em filmes de grandes diretores. Sucesso já entre uma gama maior de público, Garfield ainda é um galã feio para muitos, com um charme que está longe de ser unânime.

2. Miles Teller

Galã feio 02

Reprodução

Em entrevista a Esquire, Miles Teller declarou que “provavelmente ele pensava que era mais bonito do que o público achava”. Além disso, o americano já fez elogios ao seu próprio cabelo em diversos momentos ao longo da sua carreira. Uma coisa é certa, sua autoconfiança está em dia. Mas que sua beleza não é nada tradicional — o que talvez seja um eufemismo — não passa despercebido de quem assiste aos filmes de Teller, que ganhou prestígio ao trabalhar no elogiado Whiplash (2014), de Damien Chazelle.

3. Gael García Bernal

Galã feio 03

Reprodução

Um dos maiores ícones do cinema latino contemporâneo, tendo participado de alguns filmes estrangeiros indicados ao Oscar, García Bernal é mais um caso em que o talento é motivo máximo do interesse que gera.

O ator, de baixa estatura, adotou recentemente um visual que não faz muito por seu rosto. Mas, boa atuação combinada a inteligência — demonstrada em seus discursos recentes em defesa da população imigrante nos EUA — são prova de que são muitos e maiores os fatores que tornam alguém objeto de admiração, com o mexicano tendo sido incluído pela People nas listas de “solteiro mais desejado” e“ “50 belezas latinas”.

4. Orlando Bloom

Galã feio 04

Reprodução

Constantemente exibindo seu físico em longas épicos — e nas fotos tiradas por paparazzi — parte do furor causado por Bloom pode ser explicado pelo tipo de papel que o tornou conhecido: o do homem heróico mas também devotado à mocinha. Um tipo clichê mas que funciona. Tanto na fórmula dos blockbusters como para arrancar suspiros de espectadores. Mesmo seu elfo em Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) tinha uma caracterização um tanto galanteadora, por mais que sem barba e sob alguns ângulos a beleza do inglês fique mais questionável.

5. Josh Hutcherson

Galã feio 05

Reprodução

A paixão da infância de muitas crianças nascidas na década de 90, Josh Hutcherson ainda arrebata o coração de jovens, principalmente por sua participação na franquia de Jogos Vorazes (The Hunger Games). Em uma época de sucesso dos longas inspirados em HQs, estrelados por homens grandes e fortes, a altura e tipo físico de Hutcherson não combinam em nada com o padrão dos homens mais desejados eleitos pelas revistas, o que não afeta o encantamento que gera.

6. Dev Patel

Galã feio 06

Reprodução

Em Skins e Quem Quer Ser Um Milionário, Dev Patel era apenas um adolescente magro e levemente estrábico com um talento sobresalescente para a atuação, mas que já conquistava o público. E recentemente, Patel se tornou a paixão platônica de um grande grupo.

Com um visual mais maduro e uma personalidade cativante, além de uma carreira já mais sacramentada, o ator é um dos mais promissores de uma nova geração. Dev foge do senso comum em diversos aspectos, sendo diferente dos tipos que costumam ser bem sucedidos em Hollywood: o típico jovem bonito. Mas, ele não precisou desses supérfluos para ser um galã. “Feio” para um padrão bastante ocidentalizado, ele representa uma etnia amplamente presente na população mundial mas largamente invisibilizada por grandes estúdios. Fez seu nome como um ator sério dentro do cinema e tem a merecida admiração por tal.  

7. Joaquin Phoenix

Galã feio 07

Reprodução

Joaquin é irmão mais novo de River Phoenix — morto em 1993, era comparado com James Dean pela mídia — e com certeza não é o membro da família que teve a beleza mais exaltada. Indicado 3 vezes ao Oscar, engajado em ativismo social, Phoenix já fez alguma escolhas de visual bem controversas, principalmente depois de mais velho. Com cortes de cabelo e barba exóticos, alguns comentários na internet chegaram a dizer que o astro de filmes como Her (201) estaria se “enfeiando”.

8. James Franco

Galã feio 08

Reprodução

James Franco é uma referência de bad boy desde os anos 90. Sua carreira conta com pontos altos, como o premiado 127 Horas (127 Hours, 2010), mas nos últimos anos seus filmes trash vem se sobressaindo, como a animação Festa da Salsicha (Sausage Party, 2016). E conforme a qualidade de seus filmes se torna mais duvidosa, assim como seu status de galã, com suas escolhas cada vez mais controversas na aparência.

9. Ansel Elgort

Galã feio 09

Reprodução

Ansel Elgort é um ator nova-iorquino famoso por seu papel em A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014). Como todo astro de filme teen, Elgort conquistou uma legião de jovens fãs fiéis ao seu trabalho, principalmente nas redes sociais, em que exerce grande influência (e que lhe rendem indicações aos prêmios por voto popular). Mas, apesar de seu carisma e talento que lhe rendem uma carreira promissora, ele não é dono do rosto mais simétrico da indústria cinematográfica, e suas fotos sorrindo deixam a dúvida ainda maior: seria eles apenas o conjunto de charme + papéis conquistadores ou ele tem apenas uma beleza exótica? Esse questionamento lhe rendeu uma posição nessa lista.

10. Ryan Gosling

Galã feio 10

Reprodução

Nick Cassavetes, diretor do primeiro sucesso da carreira de Gosling, o romance Diário de Uma Paixão (The Notebook, 2004) disse em entrevista que a escalação do ator para protagonizar o longa veio de sua aparência não tão convencional para os padrões hollywoodianos, como contou o próprio Ryan para a Us Weekly: “Quando cheguei lá, ele estava no jardim, me olhou e disse ‘Eu quero que você faça esse papel porque você não é igual à estes atores novos de Hollywood. Você não é bonito, você não é cool, você é um cara comum e que parece um pouco doido.” Apesar de hoje arrancar suspiros de uma legião de fãs, ostentando um cabelo e barba mais adequados, a sua beleza ainda é um tópico não tão unânime.

11. Matthew McConaughey

Galã feio 11

Reprodução

McConaughey tem o visual estereotipado de um homem praiano: bronzeado e dono de um corpo esguio mas musculoso. Se mostrando um ator bastante dedicado, o ator abre mão da vaidade e muda seu visual em prol de bons papéis, como mostrou em Clube de Compra Dallas (Dallas Buyers Club, 2013) que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. Mas, apesar de reunir elementos louvados pelo senso eurocêntrico, como os olhos azuis e o cabelo loiro, a beleza de Matthew não parece conquistar a todos quando se trata do conjunto.

12. Javier Bardem

Galã feio 12

Reprodução

Um homem grande e de traços fortes, Bardem se tornou personalidade comum interpretando galãs latinos (um nicho que, aparentemente, carece de nomes, com alguns que se repetem a exaustão). O primeiro ator espanhol a ser indicado a um Oscar, Bardem tem em seus currículos grandes produções norte americanas e é reconhecido como um ícone no cinema de língua espanhola. Com todas as suas qualidades, o ator não pode ser enquadrado como um dos atores que enfeitam capas de revista e pôsteres, mas não precisou disso para ter apelo com o público.

13. Louis Garrel

Galã feio 13

Reprodução

Garrel tem em seu currículo diversos papeis com tons eróticos e, por isso mesmo, se tornou símbolo sexual do cinema francês contemporâneo. Sua fama veio com o filme Os Sonhadores (The Dreamers, 2002). Quem assiste a um de seus filmes ou às suas entrevistas, sempre repletas de um charme tipicamente europeu, entende o apelo do ator, dono de um rosto não tão harmônico que também faz parte de seu destaque.

14. John Travolta

Galã feio 14

Reprodução

Surpreendendo com uma caracterização que o afastou ainda mais dos anos 80, Travolta encarnou, no ano passado, o advogado Robert Shapiro na premiada minissérie American Crime Story: People vs O.J Simpson.

Foi a volta aos holofotes de um ícone no passado. Admirado pelos olhos claros e corpo atlético, analisando bem a plástica do rosto do ator, é possível questionar se a sua fama de bonitão não era apenas um “golpe” sustentado pelo seu rebolado e pelos tipos galanteadores que interpretou.

15. Daniel Radcliffe

Galã feio 15

Reprodução

Ele fez parte da infância e adolescência de uma legião no início dos anos 2000, Daniel Radcliffe ganhou sucesso mundial como Harry Potter, a quem deu vida por 10 anos. Já adulto, o britânico se tornou o típico inglês, corroborando uma máxima maldosa de que os ingleses apoiam seu charme no sotaque.

por Pietra Carvalho
pietra.carpin@hotmail.com

Comentários