Globo de Ouro: a versão bêbada e cool do Oscar?

Anualmente, todos os aficionados por futebol aguardam os resultados dos seus times favoritos, seja nos campeonatos, ou até mesmo em prêmios como o Ballon d’Or, ou Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do mundo, melhor gol do ano, etc. No mundo cinéfilo não é diferente. Todos os anos, quem acompanha a indústria cinematográfica e televisiva espera ansiosamente pelas premiações e torce para que seus favoritos levem o maior número possível de estatuetas – as maiores honrarias possíveis. Dentre essas premiações está o Globo de Ouro. Você sabe o que é o Globo de Ouro, ou como ele funciona? O Cinéfilos te explica.

Os Prêmios Globo de Ouro (do inglês Golden Globe Awards) são as maiores honrarias da crítica de televisão e do cinema – levando em conta que o Oscar é decidido pela própria Academia, e não envolve produções televisivas. Os prêmios do Globo de Ouro são votados e decididos pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, formada por grandes jornalistas e fotógrafos situados em Hollywood, que estão dedicados a cobertura do entretenimento e do mundo do cinema. Percebe-se sua importância também ao analisar a audiência que a premiação tem, sendo a terceira mais assistida mundialmente, atrás apenas do Oscar e do Grammy.

Globo de Ouro 1

No Globo de Ouro não só Katy Perry e Brie Larson se divertem, mas toda Hollywood. Quer saber o porquê? A gente te conta!

 

Como os indicados são escolhidos?

Apenas os membros ativos da Associação podem votar – por volta de 90 pessoas. Através de uma seleção envolvendo um grande espectro de produções, essas pessoas decidem previamente quais serão os indicados finais de cada categoria e, após feito isso, votam novamente nessa seleção final para escolher um vencedor.

Indicações: Nessa fase, cada membro apto a participar da votação recebe uma lista de todos os candidatos inscritos para participar, e então devem escolher cinco dentre todos para cada categoria, em ordem de preferência. Cada uma das cinco posições de cada cédula de voto recebe uma pontuação diferente. Assim, ao final, essas cédulas são enviadas a um escritório responsável por calcular as pontuações. Feito isso, os candidatos com maiores pontuações são os indicados ao voto final.

Voto final: Após a fase anterior e a definição dos cinco indicados para cada categoria, as cédulas contendo os nomes em ordem alfabética – evitando uma especulação sobre quem recebeu mais votos – retornam aos membros da associação para que estes escolham um dentre todos para ser o ganhador final. É também neste momento que as indicações são divulgadas para a imprensa, e assim, para o mundo todo.

Mas e se houver empate? Está definido entre essas regras de votação que em caso de algum empate entre dois indicados, as primeiras cédulas – as de indicação – serão analisadas, ficando o prêmio com aquele que indicado que tiver maior pontuação. Porém, se ainda assim o empate persistir, os dois indicados receberão o prêmio. E não se engane ao pensar que isso é impossível de acontecer. Já aconteceram muitos empates ao longo da história do Globo de Ouro, mas deixemos para comentar sobre isso mais pra frente.

É importante ressaltar que enquanto os membros da associação se envolvem com a votação, suas vidas passam por diversas restrições. Tudo feito para evitar manipulações ou que aconteçam coisas como a venda de um voto. Portanto, eles não podem receber qualquer presente de alguém envolvido nas produções participantes, e caso isso ocorra, deve ser notificado. Outro fator interessante é que eles até podem participar de alguma coletiva de imprensa com a presença de alguém do elenco ou produção de algum filme, no entanto, a partir do momento em que estão participando nos processos de votação, eles não podem mais solicitar entrevistas individuais, por exemplo.

 

O grande dia

A premiação do Globo de Ouro é conhecida por seu formato não tão convencional. Um dos pontos que chamam a atenção começa logo na entrada – literalmente. O tapete vermelho, por onde passam todos os artistas convidados e representantes dos indicados ao prêmio, tem surpreendentes 137 metros de comprimento. Comparando novamente com o mundo do esporte, o tapete vermelho em toda sua extensão ultrapassa muitos metros do comprimento de um campo de futebol. Haja fotógrafos e jornalistas para tanto red carpet!

Golden Globes 2

Ser celebridade exige muito esforço. No Globo de Ouro, os famosos precisam fazer um longo caminho de 137 metros de flashes e entrevistas para o mundo todo.

Realizado tradicionalmente no Hilton Hotel em Los Angeles, os convidados da cerimônia podem jantar, mas apenas se chegarem cedo. Isto porque um jantar é servido ainda no meio da tarde, muito antes de tudo acontecer, para que nenhum barulho atrapalhe a transmissão ao vivo. É compreensível a precaução, afinal, seria incômodo ouvir talheres e pratos batendo ao longo da apresentação.

Os Prêmios Globo de Ouro também são muito menores que outras premiações. Pouco mais de 1200 pessoas, incluindo todos os convidados, ficam presentes no local durante a ocasião. O Oscar, por sua vez, realizado em outro formato, no Dolby Theater, tem a presença de 3400 pessoas. Além disso, no Golden Globe não há reposição de lugares, como costuma ocorrer em outras premiações. Portanto, se um ator se levanta para receber seu prêmio, ou mesmo ir ao banheiro, ninguém ocupará seu lugar enquanto ele se ausenta – algo frequente em outras cerimônias como essa.

Globo de Ouro 3

Num formato mais “amigável”, a premiação promove uma celebração, com jantar, coquetéis e confraternização

Mas dentre todos os pontos sobre o Globo de Ouro, o mais adorado, de longe, é a forma como ele é realizado. Para todos os artistas, a ideia é que a premiação é como uma grande festa. A começar por sua formação: ao invés de fileiras em um teatro, os convidados sentam-se em mesas redondas com seus amigos, sejam artistas, ou convidados. Desta forma, durante os intervalos, todos gostam de se levantar e ir conversar com os colegas, posar para fotos. Somado a isso o fato de que, além do jantar, os funcionários do hotel continuam servindo bebidas ao longo de todo a premiação, o que certamente contribui para o ânimo de todos os participantes. O clima que fica é o de uma verdadeira confraternização, e talvez seja por isso que os artistas de Hollywood gostam tanto da cerimônia do Golden Globes.

 

Curiosidades

Ao longo das 74 edições do prêmio alguns empates aconteceram e até mesmo chamam a atenção. Um em especial chega a ser bizarro. Foi no ano de 1957, na categoria de melhor filme estrangeiro. Naturalmente, foram cinco os indicados: The White Reindeer(1952), Guerra e paz (War and Peace, 1956), A mulher de negro (To koritsi me ta mavra, 1956), The Rose on his Arm (Taiyô to bara, 1956), Before Sundown (Vor Sonnenuntergang, 1956). Quem foi o ganhador? Todos. Isso mesmo, todos os filmes levaram o prêmio em um incomum empate quintuplo. Dá pra acreditar?

No ano de 2008 a cerimônia da premiação foi cancelada após uma greve dos roteiristas de Hollywood, organizada pela Writers Guild of America, sindicato que representa os roteiristas de rádio, televisão e cinema. Estima-se que essa paralisação de aproximadamente três meses gerou um prejuízo de 500 milhões de dólares para a indústria do entretenimento, afinal, diversas produções de séries, filmes e programas foram impossibilitadas de prosseguir. Devido a isso, os atores e as equipes promoveram um boicote à premiação e assim, ela foi realizada através de uma conferência de imprensa. Os prêmios eram mencionados e então, os vencedores foram anunciados. No entanto, não houve festa, nem entrega do prêmio na hora.

Globo de Ouro 4

O luxuoso troféu, remodelado em 2009, ilustra um globo envolto por uma película cinematográfica, tudo isso moldado em ouro 24 quilates.

Pode parecer que não, mas ganhar esse prêmio é um grande peso – literalmente. O troféu do Globo de Ouro pesa 5.5 libras, o equivalente a 2.5 kg, aproximadamente, e mede algo em torno de 27 centímetros.

 

Maiores ganhadores

No mundo de Hollywood, muito dos conteúdos são usados e reaproveitados pelos grandes estúdios e produtoras. Logo, não seria diferente com as equipes técnicas, nem com o corpo de atores e atrizes escalados para as produções. Não é raro encontrar artistas que atuam simultaneamente tanto na televisão, quanto no cinema. E com o Globo de Ouro, a possibilidade de premiação é aumentada justamente por isso, já que ele engloba desde filmes a programas ou séries de TV. Portanto, pode não acontecer frequentemente, mas não é impossível que alguém seja indicado no mesmo ano por dois trabalhos diferentes. Isso aconteceu com a atriz Helen Mirren, que em 2007 ganhou dois prêmios por sua atuação: um de melhor atriz em filme dramático, por A Rainha (The Queen, 2006) e outro de melhor atriz em minissérie ou filme televisivo, por Elizabeth I (2005).

Em toda a história do Globo de Ouro, o filme La La Land foi o mais premiado. De todas suas sete indicações, ele levou todos os sete prêmios. Isso o torna também o maior “pé quente”, por ter recebido prêmios em todas as categorias pelas quais foi indicado. Era evidente seu favoritismo, tanto é que o filme foi explorado diversas vezes, como quando Jimmy Fallon, o apresentador do ano, parodiou uma das cenas principais do filme na abertura da cerimônia. No vídeo, Fallon e diversos outros artistas de Hollywood dançaram num engarrafamento a caminho do próprio Golden Globes, com a icônica melodia ao fundo. Todo esse favoritismo se confirmou ao decorrer da noite premiando o casal protagonista, Emma Stone e Ryan Gosling, Damien Chazelle por seu trabalho na direção e no roteiro, um prêmio pela trilha sonora, entre outros.

Globo de Ouro 5

O elenco de La La Land, grande vencedor de 2017, se divertindo muito na premiação até que OPA, Emma Stone… cuidado aí!

Ao longo dos anos de história da premiação, a pessoa que mais recebeu indicações por sua atuação é a brilhante atriz Meryl Streep – feito que ela repetiu também com o Oscar. No total, a veterana já foi indicada ao prêmio 31 vezes, e destas, levou o prêmio para casa nove vezes. Um exemplo é quando em 2007 ela levou o prêmio de melhor atriz em comédia ou musical com O Diabo Veste Prada (Devil Wears Prada, 2006), e em 2012, conquistando o troféu na categoria de melhor atriz em filme dramático, ao interpretar Margaret Thatcher em A Dama de Ferro (The Iron Lady, 2011). Sua conquista mais recente foi em 2017, com o prêmio honorário Cecil B. DeMille, por todas suas realizações e por sua icônica carreira.

Meryl é considerada a primeira colocada no ranking de maiores ganhadores do Globo de Ouro. No entanto, o topo do pódio é, na verdade, de outra incrível artista: Barbra Streisand. Barbra já recebeu ao todo 11 troféus do prêmio. O mais interessante é que Streisand coleciona prêmios em diversas categorias, como artista multitalentosa que é. Em 1977, com o filme Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1976), ela levou o prêmio de melhor atriz em filme de comédia ou musical, e também, de melhor canção original, juntamente a Paul Williams por sua canção Evergreen. Além de prêmios por sua atuação e por sua música, no ano de 1984 ela ganhou um prêmio pela direção do filme Yentl (1983), e também, foi premiada pelo melhor filme cômico ou musical. Ela também já recebeu quatro Henrietta Awards, uma categoria já extinta, que nomeava os atores e atrizes favoritos do cinema mundial.

Globo de Ouro 6

Pluritalentosa, Barbra Streisand é a pessoa que mais recebeu Golden Globes na história, com impressionantes onze troféus em variadas categorias

Atrás das duas primeiras colocadas está o ator Jack Nicholson, que já levou o prêmio para casa sete vezes, sendo a última vez no ano de 2002, com o filme As Confissões de Schmidt (About Schmidt, 2002). E dividindo a terceira colocação entre os mais indicados encontram-se as atrizes Angela Lansbury, com o filme O Retrato de Dorian Grey (The Portrait of Dorian Grey, 1945) e várias vezes pela série de TV Murder, She Wrote (1984-1996), e também a atriz Shirley MacLaine, como melhor atriz por sua participação em filmes de comédia, ou drama, como Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983).

 

O que esperar de 2018?

Após três anos sendo aclamadas pela crítica e muito bem elogiadas, levando um tom completamente descontraído à cerimônia, as comediantes Amy Poehler e Tina Fey deixaram de apresentar o Globo de Ouro em 2015. No ano seguinte o já veterano apresentador da premiação Ricky Gervais retornou a frente do palco para conduzir o evento. Em 2017, o apresentador de TV Jimmy Fallon teve essa responsabilidade, e acabou deixando vários questionamentos quanto ao seu desempenho. Para 2018, um novo substituto foi escolhido. O também ator e comediante Seth Meyers ganhou essa incumbência e estará a frente dos palcos para apresentar a tão aguardada cerimônia.

Desde 1993, a cerimônia é produzida e televisionada pela parceria entre a emissora NBC e a Dick Clark Productions, após um período de instabilidade e rompimento de contrato com a CBS. Para além dos Estados Unidos, o Globo de Ouro é transmitido para 167 países ao redor do mundo, o que mostra a sua grandeza. No Brasil, até o ano de 2006 os direitos de transmissão pertenciam a Sony, mas, atualmente, a transmissão da premiação é feita pela TNT.

Globo de Ouro 7

A já veterana Meryl Streep foi homenageada em 2017 e para 2018 é favorita para mais um prêmio por sua atuação

O filme com mais indicações esse ano é do Guillermo del Toro, A Forma da Água (The Shape of Water, 2017), com sete indicações, incluindo Melhor Filme de Drama. Com seis indicações, outros dois filmes seguem na disputa: The Post – A guerra secreta (The Post, 2017), com destaque para outra indicação de Meryl Streep, e Três Anúncios para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, 2017).

Dois filmes com participação brasileira na produção foram indicados ao prêmio. Concorrendo ao Globo de Ouro na categoria Melhor Animação, está o filme O Touro Ferdinando (Ferdinand, 2017), da Blue Sky Studios, com direção do brasileiro Carlos Saldanha, também conhecido pelo filme Rio (Rio, 2011). Outro longa que também tem mãos brasileiras é o filme Me Chame pelo seu Nome (Call me by your Name, 2017), com coprodução de Rodrigo Teixeira, dono da produtora brasileira RT Features. O filme concorre a categoria de Melhor Filme de Drama, além das indicações ao elenco.

Justamente por abrir a temporada de premiações, no início de janeiro, não é fácil prever expectativas para os Prêmios Globo de Ouro. Mas já é possível aguardar uma noite de festa e muita diversão aos atores, diretores e produção da indústria do entretenimento hollywoodiano. Aos cinéfilos de plantão, resta torcer pelos seus favoritos e para que os “novos clássicos” do cinema sejam justamente gratificados.

 

A 75ª edição dos Prêmios Globo de Ouro será no dia 07 de Janeiro de 2018, iniciará oficialmente às 23h (horário de Brasília) e será transmitida no Brasil pelo canal TNT.

 

por Gabriel Bastos
gabriel.bastos@usp.br

Comentários