Jurassic World: Reino Ameaçado – Coletiva de Imprensa

Convidados para participar de um painel sobre seu próximo lançamento, Jurassic World: Reino Ameaçado (Jurassic World: Fallen Kingdom, 2018), o diretor J. A. Bayona e o produtor Colin Trevorrow vieram ao Brasil para participar da Comic-Con: Experience. Primeiramente, participaram do painel do filme, em que lançaram o primeiro trailer para o longa. No dia seguinte (08), em uma coletiva de imprensa, comentaram os detalhes do filme que estreia em junho de 2018. O Cinéfilos esteve lá para saber mais sobre o que aguardar desse lançamento futuro.

O trecho a seguir contém spoilers e informações sobre Jurassic World.

Reino Ameaçado se passa entre 3 e 4 anos desde que abandonaram o parque ao final de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World, 2015). Para relembrar: uma fuga do dinossauro modificado geneticamente, Indominus, causou um grande caos no Jurassic World. Por conta disso, todos os visitantes e funcionários tiveram que deixar a ilha para saírem vivos.

Jurassic World

Os protagonistas precisam retornar à ilha novamente com os dinossauros correndo sérios riscos. Divulgação/Universal Pictures

De acordo com Bayona, a história vai continuar a partir desse ponto. A ilha foi abandonada e agora os personagens precisam retornar após a morte de muitos dinossauros. Ao contrário de seu antecessor, a produção traz algo mais simples, porém não menos bonito, importante e interessante. Por conta disso, o longa é bem menos caótico que os anteriores da franquia – por mais que não pareça, se comparado ao trailer.

No entanto, um ponto abordado por ambos deixou claro que há um novo foco. O produtor Colin Trevorrow comentou que Reino Ameaçado mostra uma busca da conciliação da ciência com a responsabilidade. Ficou perceptível que essas questões morais envolvendo dinossauros serão o alvo da discussão no próximo filme.

Ainda nesse tema, Bayona falou sobre um questionamento reflexivo que é quase como uma mensagem que será passada com o longa: a forma como tratamos os animais. Essa questão, que é muito polêmica em nossos dias, será transportada também à narrativa. Os dinossauros serão considerados como animais reais, e o longa também colocará em debate a utilização deles para muitas coisas, como para meios militares (como comentado no primeiro Jurassic World).

O diretor ainda comentou sobre um interessante trabalho visual que buscaram nesse novo filme. De acordo com Bayona, dessa vez houve um grande foco nas cores e texturas, pois, para eles, os dinossauros deveriam ser reais e não bastava vê-los, era necessário acreditar neles com todo esse realismo. O resultado final deve ser algo que surpreenderá positivamente no âmbito artístico.

Jurassic World

Colin Trevorrow e J. A. Bayona, que vieram ao Brasil para iniciar a divulgação do novo longa. Reprodução/CFNotícias

Após quase 25 anos desde o lançamento do primeiro filme da franquia, Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993), ainda hoje crianças e adultos se encantam com esse incrível mundo dos dinossauros. O produtor, Trevorrow, contou que isso ainda o fascina e também os seus filhos. Toda essa admiração serviu como ensejo para que fizessem um filme para agradar tanto aos mais jovens, através do detalhamento visual, quanto aos mais velhos, pelo toque nostálgico.

Sobre o lançamento do trailer na CCXP, no Brasil, o diretor afirmou que foi uma ótima experiência após tanto tempo “enclausurado” na produção do longa-metragem. Disse também que foi ótimo ver e receber o apoio dos fãs dessa saga.

Prometendo muito mais suspense, Jurassic World: Reino Ameaçado já é muito esperado após seu antecessor, que cravou a 3ª colocação entre as maiores bilheterias mundiais com 1,672 bilhões de dólares arrecadados. Sobre o sucesso, ainda pouco se sabe, mas já é certo que o filme trará uma mensagem de conscientização, aproveitando de sua repercussão para levar consigo a causa da proteção aos animais. E claro, outro ponto que gera muita expectativa são os dinossauros, os já conhecidos e também os novos – já confirmados. Resta agora aguardar para ver o que vem por aí. Enquanto isso, confira o primeiro trailer lançado para o longa.

Jurassic World: Reino Ameaçado estreia em 22 de junho de 2018:

por Gabriel Bastos
gabriel.bastos@usp.br

Comentários