Festival Varilux 2016: O Novato

por Bruna Nobrega
brunadanobrega@gmail.com

O nerd, o popular, o gordinho excluído, as meninas bonitas e o novato. Uma típica sala escolar francesa. Negando o mito de que todo filme francês é “cult”, O Novato (Le Noveau, 2015) tem  um enredo simples e divertido que atrai não só adultos, mas também crianças.

O-Novato-1

A história é completamente relacionável, não importa o lugar. Na primeira semana em sua nova escola, Benoit ainda não falou com ninguém – além de ser tímido, seus colegas de sala são pouco receptivos. Em uma tentativa de mudar isso, a incentivo de sua família, o garoto faz esforço para se enturmar – oferecendo chocolates (Ferrero Rocher) e, depois, dando uma festa – mas é rechaçado pelos alunos mais populares que o consideram um estranho.

As únicas pessoas com as quais se enturma são as igualmente excluídas: o gordinho Joshua, viciado em fazer listas, o nerd, Constantin, determinado em ser o representante da sala e Aglaée, uma menina extremamente sincera, com problemas para andar. Apesar de relutante, Benoit logo aceita esse grupo como seus melhores amigos.

Por trás dessa história simples há um retrato fiel da fase pela qual passam os pré-adolescentes, marcada pela mistura entre atitudes infantis, e pensamentos adultos. Várias brincadeiras feitas pelos jovens durante o filme reforçam a passagem por essa época, como fingir estarem bêbados após beberem uma cerveja sem álcool, o começo dos flertes e o primeiro beijo.

O Novato 2

Com um elenco formado majoritariamente por crianças entre treze e quinze anos, a comédia vem, muitas vezes, não pelas piadas prontas, mas sim pelo carisma e diversão que os próprios atores mirins trazem a tela, fato muito bem usado pelo diretor de primeira viagem, Rudi Rosenberg. Até o modo como ele captura os jovens dando risada incentiva o humor do filme.

Através do Festival Varilux 2016, O Novato estará disponível em diversas sessões até o dia 22/06 e é indispensável para crianças e adultos que querem se divertir no cinema.

Confira Trailer

Comentários (1)