Papel com valor: o salário dos atores no cinema

por Bianca Kirklewski
biancakirklewski@gmail.com

Às vezes, o filme ao qual assistimos não nos prende a atenção. Seja por razões diversas, a história ali exposta não nos permite mergulhar. Com os olhos despretensiosos fixados na tela, nosso imaginário começa então a viajar não nos personagens representados, mas naqueles que os representam: ah, os atores de Hollywood! Afinal, quem nunca sonhou em ser uma estrela do cinema? Ter um vida glamorosa, boêmia, livre… E salários exorbitantes!

O Cinéfilos resolveu se aprofundar mais sobre a questão da remuneração na sétima arte. Confira:

Os atores mais bem pagos do mundo

Anualmente a revista Forbes divulga o ranking dos artistas mais bem pagos na indústria internacional de cinema. A análise é feita com base em sites especializados e em entrevistas com agentes, advogados e com os próprios atores. O levantamento não considera os impostos e deduções pagas pelas celebridades.

Robert Downey Jr

Robert Downey Jr

Esse é o terceiro ano consecutivo que Robert Downey Jr. assume o topo da lista, com o faturamento de 80 milhões de dólares entre junho de 2014 e junho de 2015. Boa parte desse dinheiro vem de sucessos como Homem de Ferro e Os Vingadores. Aproveitando-se da proposta da Marvel de manter sempre o mesmo elenco em seus filmes, o ator exigiu um aumento para continuar vivendo o personagem Tony Stark.

Jackie Chan é o segundo colocado da lista de 2015. O ator chinês recebeu cerca de 50 milhões de dólares graças ao sucesso do filme Dragon Blade (2015) em seu país natal. Para incrementar sua renda, Chan ainda conta com uma rede de cinemas, uma concessionária e linha de produtos.

original20150205100910

Akshay Kumar

O ranking possui a presença de três atores prestigiados em Bollywood: Amitabh Bachchan, Salman Khan e Akshay Kumar, que faturaram individualmente, cerca de 33 milhões de dólares, em média.

Para conferir o ranking completo dos atores com os maiores salários, clique aqui.

As atrizes mais remuneradas

As atrizes que trabalharam em sagas foram as mais bem pagas de 2015. Jennifer Lawrence, estrela de Jogos Vorazes, ocupa o pódio do ranking feminino da Forbes com o faturamento de 52 milhões de dólares. A atriz é uma das únicas mulheres protagonistas de sagas de sucesso da atualidade. Lawrence dispõe também de um contrato com a grife francesa Dior.

Scarlett-Johanssondrinking

Scarlet Johansson

Scarlet Johansson ficou com a segunda posição da lista. Atuando nos sucessos Vingadores: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultran, 2015) e Lucy (Lucy, 2014), e sendo garota-propaganda da Dolce & Gabbana, a atriz faturou cerca de 35 milhões de dólares.

A única atriz não estadunidense da lista é Bingbing Fan. A chinesa, conhecida mundialmente por seu papel em X-Men, faturou 21 milhões nesse último ano.

Quer saber qual o ranking completo? Clique neste link.

A discrepância entre os salários

Basta fazer uma simples comparação entre os líderes de cada lista para ver a diferença notável de remuneração entre atores e atrizes. A Forbes evidenciou que apenas quatro das atrizes mais bem pagas na compilação deste ano ganharam mais de 20 milhões de dólares, enquanto 21 atores obtiveram tal rendimento no ranking masculino.

DINEROPROYECTO

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho alertou que a renda global das mulheres seguirá atrás da dos homens nos próximos 70 anos se a disparidade salarial continuar a ser reduzida no ritmo atual. Em todo o mundo, as mulheres ganham 77% dos valores pagos aos homens, cifra que melhorou só três pontos percentuais nos últimos 20 anos.

Quando questionada sobre o papel da mulher em Hollywood, a atriz Cate Blanchett respondeu: “O fato de que ainda estamos falando disso significa que provavelmente não mudamos o bastante. Mas as pessoas sempre falam sobre Hollywood. Vamos começar com salários iguais para trabalhos iguais, e quando chegarmos nesse ponto em todos os setores, aí podemos dizer que as coisas mudaram. E aí talvez se possa olhar para Hollywood em busca das nuances de como as coisas estão sendo representadas. Acho que as mulheres ainda têm que conversar sobre isso… Ainda não existe igualdade de gênero em nenhum setor.”

Patricia Arquette, ao vencer o Oscar de melhor atriz coadjuvante de 2015 por sua atuação em Boyhood (2014), aproveitou a deixa para reivindicar o direito das mulheres e os salários igualitários. Veja o discurso completo:

Comentários