A primeira vez do Feitiço

por Camilla Freitas
camilla.freitasoares@gmail.com

harry

Quando pensamos no fabuloso mundo dos filmes de Harry Potter, logo pensamos em magia. Sim, a magia. Ela se encontra em cada momento do longa, seja através do aparecimento de uma criatura não humana, como um elfo doméstico ou um duende, seja nas poções que fazem com que nos transformemos em outras pessoas, caso da Polissuco, ou seja na forma mais comum: nos feitiços.

Depois de esperarmos nossas cartas ansiosamente aos 11 anos, sempre dávamos um jeito de projetar uma varinha. Na imaginação de uma criança, um graveto ou um palito de churrasco já são o suficiente para transformar água em rum, fazer levitar objetos, destrancar aquela porta, e até mesmo consertar aquele óculos quebrado.

Não há nada mais maravilhoso para um jovem bruxo do que executar seu primeiro feitiço. Sendo assim, listamos aqui as 25 aparições dos principais feitiços, e dos mais inusitados também, que nos são apresentados ao longo dos filmes estrelados pelo bruxinho mais amado do mundo.

A Pedra Filosofal

hary

1- Amarelo, o que?

No Expresso Hogwarts, Rony ensina pra Harry um suposto feitiço capaz de transformar Perebas em um rato amarelo quando Hermione chega e pergunta do rato de Neville. Com um ar de desdém a menina diz querer saber sobre o feitiço que o garoto está pronto para fazer, Rony aceita o desafio e o pronuncia “Sol, margaridas, amarelo maduro. Deixe amarelo esse rato velho e burro”. O que só faz com que um pacote de doce saia da cabeça do bicho.

2- Uma nova visão

Longo em seguida Hermione se propõe a mostrar para o garoto como se faz um feitiço. “Claro que só tentei fazer coisas simples sozinha, mas comigo elas funcionaram”, diz a garota. E apontando a varinha para Harry ela pronuncia Oculus reparu .

3- Descobrindo o Fofo

Quando Harry, Rony e Hermione entram no terceiro andar (o andar proibido), são descobertos pela Madame Nora, gata do Filtch, e correm para escapar do zelador. Precisando entrar numa sala para que não fossem pegos, e possivelmente expulsos, Hermione destranca a porta usando pela primeira vez o feitiço Alohomora. Entretanto, sabemos que o que foi encontrado dentro da sala deixou os garotos ainda mais assustados do que o próprio Filtch os deixaria.

4- É Leviosa, e não Leviosá

Screenshot_2016-07-27-17-37-37_1

Na primeira aula do professor Filius Flitwick, os alunos aprendem a “arte da levitação”. É nesse momento que uma das cenas mais famosas da saga ocorre: Rony pronunciando o feitiço errado e Hermione tentando ajudá-lo. “É leviôsa, e não leviosá”. Assim, conhecemos o feitiço Wingarduim leviosa, que ajudará os meninos no trato com o trasgo, quando Rony finalmente entenderá que é só “girar e sacudir” a varinha, sem precisar cegar ninguém.

Ps: é nessa aula que vemos mais uma maravilhosa explosão de Finnigan no trato com feitiços.

5- Enfeitiçando o amigo

Hermione, como sempre, mostrou que prestava atenção nas aulas de feitiço, além de ler inúmeras páginas sobre o assunto. Num momento em que o trio precisava se desvencilhar de Neville, sem feri-lo, a garota mostrou-se obstinada na missão de impedir Snape de pegar a pedra filosofal e lançou sobre o amigo o feitiço Petrificus totalus, que o imobilizou e permitiu com que eles saíssem do salão comunal da Grifinória.

A Câmara Secreta

6- O sorriso mais atraente

Na primeira aula de defesa contra as artes das trevas, o novo professor Gilderoy Lockhart solta na sala dezenas de diabretes da cornualha, que além de suspenderem Neville no lustre, destroem tudo o que veem pela frente. Somente Hermine consegue contê-los usando o feitiço Immobulus , paralisando todas as criaturas.

7- Jogo 2

Para deter o balaço errante que perseguiu Harry durante todo o jogo de Quadribol contra a Sonserina, depois que o garoto pega o pomo, Hermione usa o feitiço Finite Incantatem, e o destrói.

8- O duelo

Numa das cenas mais emocionantes do segundo filme, vários feitiços nos são apresentados. É no clube de duelos em que vemos, pela primeira vez, Harry e Malfoy lutando no melhor estilo bruxo. Antes dos pequenos rivais se atracarem, os professores Severo Snape e Gilderoy Lockhart mostram à turma como devem se portar em um duelo, e é nesse momento em que o professor Snape lança sobre Lockhart o feitiço Expelliarmus.

Quando então chega a vez dos meninos duelarem, Malfoy mal espera o tempo contado pelo professor para lançar sobre Pottero feitiço Everte Statum , Harry retruca com Rictusempra, mas Malfoy age mais uma vez e lança o Serpensortia, que permite o surgimento de uma cobra, que faz com que todos descubram que Harry é Ofidioglota. Lockhart tenta se livrar do animal com um Alarte Ascendare, mas só Snape consegue detê-la com Vipera Evanesca.

9- Aragogue

Screenshot_2016-07-27-17-57-39_1

Tom Ridle entra na cabana de Hagrid para convencê-lo de se entregar como o culpado por abrir a Câmara Secreta, uma vez que o meio gigante possuía o que seria o monstro que matou a menina no banheiro, uma aranha enorme chamada Aragogue. Para deter o aracnídeo, Tom usa o feitiço Arania exumai. Mas Aragogue consegue fugir para a floresta negra.

10- Isso até parece magia

Após assumir que é uma fraude, o professor Lockhart entra na Câmara Secreta com Rony e Harry, ameaçado pelas varinhas dos dois alunos. Após fingir um desmaio, entretanto, o professor rouba a varinha de Rony e lança sobre os garotos o feitiço Obliviate, que é lançado contra ele mesmo uma vez que a varinha por ele usada era a toda remendada do Weasley.

O Prisioneiro de Azkaban

trio-HP3

11- Proibido

Somos apresentados ao terceiro filme com o feitiço Lumus Maxima, quando Harry Potter está em sua cama a noite tentando ler um livro de magia, uma vez que seu tio o proibiu de fazer isso.

12- O medo vira piada

Em sua primeira aula como professor de Defesa contra as Artes das Trevas, o professor Lupin ensina aos alunos um feitiço para repelir um Bicho Papão. Nas aulas os estudantes se divertem transformando o que mais temem em coisas engraçadas através do feitiço Ridikullus.

13- Expecto Patrono

Screenshot_2016-07-27-17-40-29_1

Para aprender a se defender dos dementadores, Harry pede a Lupin que o ensine como fazer isso. Assim, o professor ministra aulas para o garoto ensinando a ele o feitiço do Patrono.

O Cálice de Fogo

14- A marca

Morsmordre é um feitiço usada para conjurar a Marca Negra, marca dos seguidores de Você-Sabe-Quem. Ele apareceu pela primeira vez conjurado por Barto Crouch Junior depois que os comensais destruíram o acampamento da Copa Mundial de Quadribol.

15- Magia Negra

A primeira aula do auror Alastor Moody é basicamente uma aula de “Introdução às Magias Proibidas”. Primeiramente ele escolhe Rony para falar de uma maldição e o garoto diz conhecer a Imperius. Moody então usa um inseto para aplicar cada uma das maldições e demonstrar à turma. Com o feitiço Engorgio, ele faz o animal aumentar de tamanho e lança sobre ele a maldição dita por Rony. É nesse momento que descobrimos o que ela faz: com a varinha, Moody leva o animal para onde ele quer, ou seja, manipula seus movimentos.

Depois dessa demonstração, Neville arrisca solucionar a pergunta do professor “Como reconhecer um mentiroso que disse obedecer Voldemort por estar sendo controlado pela maldição Imperius”: ele responde que é através da Maldição Cruciatus. O professor enfim a lança no inseto novamente que se recontorce por completo, sentindo muita dor, o que faz com que Neville passe mal vendo aquela cena. Até que Hermione grita para o professor parar e ele mata o bicho usando Avada Kedavra.

16- Varinha irmã

Harry conta para Dumbledore, depois do discurso do diretor sobre ter ateado fogo nas cortinas do dormitório em seu quarto ano, que sua varinha e a de Voldemort ficaram ligadas no momento em que duelavam no cemitério. O diretor conta ao garoto que feitiço é esse: Priori Incantatem.

A Ordem da Fênix

17- Poderosa

Screenshot_2016-07-27-17-45-21_1

Na primeira demonstração de poder espetacular que possui Gina Weasley, ela usa o feitiço Reducto e destrói um protótipo de um comensalda morte usado pela Armada de Dumbledore na Sala Precisa, impressionando a todos.

18- Revelações de memórias

Para anular o poder de Voldemort de entrar na mente de Harry e controlá-la, Dumbledore dá a Snape a função de treinar Oclumência com o garoto, ou seja, bloquear as tentativas de invasão da mente do Lorde das Trevas. O feitiço que Snape usa é parecido com a maldição proibida Cruciatus, chama-se Legilimens. Isso permite que ele penetre nas memórias de Harry.

Ainda nas seções com o Snape, Harry tem uma discussão com o professor que diz ao garoto que seu pai era desprezível. No momento em que Snape lança sobre Harry o feitiço Legilimens, o garoto o bloqueia com o contra-feitiço Protego e entra nas memórias do professor, descobrindo assim, que seu pai era um tanto quanto duro com Snape na época em que ambos estudavam em Hogwarts.

O Enigma do Príncipe

19- Um ajudinha

Para ajudar Rony a ganhar a disputa com Córmaco pela posição de goleiro no time de Quadribol da Grifinória, Hermione usa o feitiço Confundus, para que o adversário do Weasley tome um gol e perca a posição.

20- Ah, o amor

Hermione fica muito triste quando Rony, após ajudar Grifinória a ganhar o jogo, é beijado por Lilá Brown. Quando o casal aparece perto da escada onde ela estava sentada com o Harry chorando, ela lança sobre o garoto os passarinhos que ela estava conjurando através do feitiço Oppugno.

21- O mal do Príncipe

Harry lança sobre Draco, num duelo no banheiro, o feitiço que aprendeu no livro pertencente ao Príncipe Mestiço, Sectumsempra. Este faz com que Malfoy caia, sangrando muito, devido a um enorme corte causado pela magia lançada por Potter. Quem cura o grave ferimento do garoto é Severo Snape através de outro feitiço, Vulnera Sanetur.

As Relíquias da Morte ( 1 e 2 )

o-ator-ralph-fiennes-caracterizado-como-lord-voldemort-em-cena-de-harry-potter-e-as-reliquias-da-morte---parte-2-1310688241416_615x300

22- Proteção

Para não serem descobertos por comensais da morte ou por mercenários, Hermione usa o feitiço Cave Inimicum para esconder o acampamento do trio quando eles estavam a procura de Horcruxes.

23- Um Tombo

O feitiço Aresto Momentum é usado por Hermione para impedir que o trio, mais o duende Grampo, tenham uma queda fatal depois que eles caem do vagão no banco Gringotes.

Screenshot_2016-07-27-17-47-50_124- Muitas batalhas

Confringo é um feitiço usado diversas vezes ao longo dos dois filmes. Harry o usa no momento da Batalha com os Comensais da Morte quando está sendo transportado por Hadrid em sua motocicleta. Ele também o utiliza na batalha final, quando levanta do colo de Hadrid, onde estava se fingindo de morto, e luta contra Voldemort. Além disso, Hermione também o usa na batalha contra os sequestradores e contra Naguini na casa de Batilda Bagshot.

25- O fim das Horcruxes

Por mais que tenha aparecido em outras ocasiões, o feitiço Diffindo é de fundamental importância para o desfecho da história dos filmes. É com ele que Harry destrói o medalhão de Slytherin e o usa pra cortar o gelo que o leva à espada de Godric Griffyndor.  

Comentários