Resultado da enquete: “Qual a sua comédia romântica preferida?”

Na nossa última enquete, o Cinéfilos perguntou qual era a sua comédia romântica preferida. Numa disputa acirradíssima, você, leitor, escolheu com 25% dos votos 10 Coisas que Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999) como a grande vencedora!

Com direção de Gil Junger, o filme conta a história de Cameron – interpretado por Joseph Gordon-Levitt, ainda novinho – um garoto apaixonado por Bianca (Larisa Oleynik). Filha de um pai viúvo e superprotetor, Bianca só poderá sair com rapazes se sua irmã mais velha, a difícil Kat (Julia Stiles), arrumar um namorado. Já um pouco desiludido, Cameron conhece o misterioso Patrick, interpretado pelo saudoso Heath Ledger, e tem a brilhante – e complicada – ideia de convencer Kat a sair com o badboy.

Sucesso inesperado das bilheterias, o filme tem o roteiro e personagens baseados no clássico A Megera Domada de William Shakespeare. São inúmeras as referências à obra, especialmente tratadando-se dos nomes dos personagens e dos lugares no filme. Patrick, por exemplo, tem Verona como sobrenome. Verona, por sua vez, é a cidade do personagem de Petrucchio (no qual Patrick foi baseado), no texto original. Já o nome da personagem de Julia Stiles, Kat Straford, faz duas referências: Kat, de Katharine Minola, e Stratford, de Straford-Upon-Avon, cidadezinha da Inglaterra onde Shakespeare nasceu. O mesmo acontece com o nome da escola no filme, Padua, que se refere à cidade onde a história se passa originalmente.

O filme 10 Coisas que Odeio em Você marcou a adolescência de muita gente com algumas cenas inesquecíveis, como por exemplo a “serenata” pública que Patrick faz para Kat no meio de um treino de futebol da “fera”. Com a ajuda da banda do colégio e da bela letra da música “Can’t Take My Eyes Off You”, o badboy consegue amansar a garota geniosa – a cena, inclusive, foi indicada à Melhor Performance Musical no MTV Movie Awards de 2000, no qual a atriz Julia Stiles ganhou o prêmio de Revelação Feminina. Mas de todas as cenas românticas, fofas ou engraçadas do longa, a mais bonita e marcantel é a leitura do poema “10 Coisas que Odeio em Você”, criado por Kat, terminada em lágrimas de Julia Stiles – que não estavam no roteiro – e com a reconciliação do casal carismático e improvável Kat e Patrick.

”Odeio o modo como fala comigo
E como corta o cabelo
Odeio como dirigi o meu carro
E odeio seu desmazelo
Odeio suas enormes botas de combate
E como consegue ler minha mente
Eu odeio tanto isso em você
Que até me sinto doente
Odeio como está sempre certo
E odeio quando você mente
Odeio quando me faz rir muito
Ainda mais quando me faz chorar…
Odeio quando não está por perto
E o fato de não me ligar
Mas eu odeio principalmente
Não conseguir te odiar
Nem um pouco
Nem mesmo por um segundo
Nem mesmo só por te odiar.”

(10 Coisas Que Eu Odeio em Você)

Comentários