Se Você Soubesse explora a inquietude, apreensão e paixão humana

Se Você Soubesse (Si tu voyais son coeur, 2018) retrata a vida de Daniel (Gael Garcia Bernal), um homem que faz parte do mundo do crime. Ele e seu melhor amigo Costel (Nahuel Pérez Biscayart) são de uma comunidade cigana, excluída socialmente. Após a morte de Costel, seu irmão Lucho (Mariano Santiago) fica furioso e culpa Daniel, que é então expulso do acampamento cigano e obrigado a pagar pelo falecimento de seu companheiro.

Se Você Soubesse

Os melhores amigos e parceiros, Daniel e Costel, na festa de casamento [Divulgação]

Após a sua exclusão, Daniel se vê culpado e trabalha para Lucho em pequenos “esquemas” para obter dinheiro para pagar a morte de seu melhor amigo. A moradia do protagonista é ambientada no hotel de Dali, um homem que só pensa em dinheiro. Esse hotel é frequentado por diversas pessoas problemáticas, e como se não bastasse, Michel – subordinado de Dali e responsável pelo hotel – é uma pessoa totalmente desequilibrada e narcisista, infernizando a vida dos moradores.

Se Você Soubesse

Lucho cobrando dinheiro de Daniel para pagar a morte de seu irmão [Divulgação]

A ambientação inquietante do hotel é o ponto central para o desenvolvimento da angústia em Daniel em Se Você Soubesse. A soma desse perturbado recinto com sua solidão e lembranças de seu amigo produz um distanciamento de seu próprio ser, trazendo à tona toda a putrefação de seu espírito. Diante desse processo de decadência do protagonista, é apresentada Francine (Marine Vacth), uma nova residente do hotel por quem Daniel se apaixona e desenvolve um caso de amor, que vai ser fundamental para sua recuperação.

A diretora Joan Chemla nos traz informações pertinentes do filme através de pequenas lembranças resgatadas pela mente do protagonista, mas são jogadas de maneira rápida, confundindo o espectador. O romance, que é peça fundamental para a obra, é apresentado de maneira sucinta e pouco explorada.

Se Você Soubesse

A afetuosidade de Daniel e Francine, que vivem um romance fundamental para ambos [Divulgação]

Apesar do roteiro fraco, Joan explora bem certos momentos em sua obra e consegue causar tensão a quem assiste. Algo que chama atenção são as ótimas atuações por todos os atores, que conseguem transmitir bem a ideia da diretora. O final é tenso e truculento, e apesar de poder ter sido mais aproveitado na obra, é satisfatório.

Se Você Soubesse estreia no dia 3 de maio exclusivamente no serviço de streaming, veja o trailer:

por Guilherme Roque
guilhermeroque@usp.br

Comentários