Torta à la Sweeney Todd

Ricardo Azarite

O restaurante mais badalado da cidade e a melhor torta de carne da cidade exigem a melhor carne moída. A melhor pedida é uma peça de alcatra. No supermercado do senhor Abílio Diniz, o quilo de alcatra está na faixa dos 22 reais.

Creio que no Fasano ou na Alameda Avanhadava, a alcatra não seja problema algum. Para aqueles que, como os cinéfilos que preferem as promoções “Filmes Nacionais a preço de banana” ou “Assista a três filmes de madrugada e faturem um café da manhã” ao conforto de um shopping luxuoso, não têm dinheiro suficiente para pagar a alcatra, Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street, 2007) nos ensinou a melhor saída: carne daquele seu colega mais chato, ou daquele que sabe algo que não deveria. Sim, carne humana é o ás de ouros que faltava!

Mas não fique enojado, caro cinéfilo! Sweeney Todd, como exímio barbeiro, deixa a nós uma valiosa dica gastronômica: lembre-se de retirar todos os pêlos da carne – os ossos não fazem tanta diferença assim… Afinal de contas, o leite também anda encarecendo e cálcio é essencial, não?

O Cinéfilos adaptou uma receita de torta de carne moída – barata! – para você degustar enquanto assiste a um bom filme, como O Albergue (Hostel, 2006) ou Jogos Mortais  (Saw, 2004).

Ingredientes

Massa:
1 colher (sopa) de fermento químico em pótorta
12 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
½ copo de óleo de soja
1 e ½ copos de leite
sal

Recheio:
500 gramas de carne humana
pimenta-do-reino branca
3 tomates picados
cheiro-verde picado
cebola picada
alho picado
sal

Modo de preparo

Massa:
Numa vasilha funda, colocar na ordem todos os ingredientes, mexendo bem. A massa precisa ficar bem mole. Reservar.

Carne:
Carne humana não se vende. Voltemos às antigas então! ‘Bora caçar! Faça uma armadilha para que sua presa fique indefesa. Sweeney Todd deu a dica de barbear a vítima – até mesmo pela assepsia, afinal de contas, ainda somos humanos e não colocamos qualquer coisa na boca! –, mas Hannibal Lecter, o Zodíaco, John Doe e John Kramer também nos ensinam como conseguir carne humana; faça como um deles e consiga sua carne. Uma vez com o corpo, limpe-o de todos os pelos e corte-o em pedaços menores para facilitar a moedura. Reserve.

Recheio:
Refogar a carne com a cebola e o alho. Juntar os demais ingredientes e deixar cozinhar bem, até formar um molho apurado.

Montagem:
Untar uma fôrma e despejar metade da massa. Distribuir o recheio de carne moída e, por cima, regar o restante da massa. Levar para assar em forno previamente aquecido. Se deixar assar bem, ela ficará bem sequinha.

Comentários