Um profissional, mais de uma profissão: atores que arrasam em outras atividades

por Amanda Panteri
amanda.panteri@gmail.com

Pense na maior quantidade de premiações cinematográficas que conseguir. Agora aponte uma, dentre todas essas, que não seja dividida em categorias. Difícil até para quem é cinéfilo, não é mesmo? Longe de ser coincidência, isso ocorre porque um filme é composto por diversas pessoas, cujos trabalhos e esforços são reunidos em vista do melhor resultado possível. Por isso, o reconhecimento de cada uma das atividades é importante, e a de atriz/ator é uma delas. Esse artista carrega tão grande responsabilidade nos ombros que às vezes mal arranja um tempo livre para si. Entretanto, alguns se desdobram e até conseguem ter profissões paralelas! Quer conhecer esses seres multifacetados? Confira a lista que o Cinéfilos fez:

Jared Leto

Como vocalista da banda 30 Seconds to Mars, ganhou diversos VMAs e EMAs. Como ator, já levou para casa um Oscar e um Globo de Ouro em Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013). Leto, que este ano representou o personagem Coringa em Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016), foi artisticamente influenciado por sua mãe durante infância e sonhava em se tornar pintor antes de ir cursar cinema na New York School of Visual Arts.

atores-com-outras-atividades1

Mudou-se para Los Ageles em 1992, onde conseguiu dois pequenos papéis em séries televisivas. A sua estreia no cinema se deu em 1995, e a partir daí protagonizou longas como Traição Fatal (Cool and the Crazy, 1996) e Tempos de Rebeldia (The Last of the High Kings, 1996). Dois anos depois, formou a banda cujo primeiro álbum (lançado somente em 2002) arrecadou dois singles e mais de 750 mil cópias de venda. Entre 2009 e 2013, Jared chegou a deixar de lado a atuação para se dedicar somente à carreira de músico.

Hugh Laurie

Médico? Não, o protagonista de Dr. House também se aventura pelo mundo da música! Membro mais novo da família, durante a faculdade de antropologia frequentou um grupo de teatro que o garantiu no papel de médico principal da série. O sucesso foi tanto que ele chegou a ser considerado uns dos atores mais bem pagos por episódio, e foi aproveitando toda essa fama que ele formou a Band From TV: grupo de covers composto por artistas igualmente conhecidos e voltado para o apoio a instituições de caridade. Sozinho, já está em seu segundo álbum com clássicos do blues americano (alguns deles com participações como Dr. John e Taj Mahal).

Hugh, que afirma ter sido infectado pelo gênero quando criança, diz sentir falta de House, mas que seu foco atual pela música é mais do que um simples hobby.

Zooey Deschanel

Zoey interpretou Summer Finn em 500 Dias com ela (500 Days of Summer, 2009), Tricia Mcmillan em O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005) e atualmente faz Jess Day na série New Girl. Já foi indicada três vezes ao Globo de Ouro e uma vez ao Emmy. Achou pouco? Não para ela! A moça ainda é vocalista da banda She&Him – cujos álbuns já somam cinco – e toca teclado, percussão, banjo e ukelele.

Scarlett Johansson

A Viúva Negra de Os Vingadores (The Avengers, 2012) possui uma relação com a música que data desde a sua infância. Seu nome é homenagem a uma importante personagem do musical E o Vento Levou, e sua carreira se iniciou em uma peça teatral off-broadway. A partir daí, Johansson estrelou diversos filmes como Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring, 2003) Encontros e Desencontros (Lost In Translation, 2003) e Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona, 2008).

A atriz já havia participado de algumas trilhas sonoras, mas foi a partir de 2006 que Scarlett começou a se dedicar melhor ao mundo da música. Após produzir uma coletânea de covers do Tom Waits, ela foi convidado pela cantor Pete Yorn para uma parceria, e os dois dias de gravações e contribuições ao álbum Break Up resultaram no single Relator, que você provavelmente já deve ter escutado.  

Em 2015, Johansson anunciou a formação da banda The Singles juntamente com Holly Miranda, Julia Haltigan, Kendra Morris e Este Haim, a mais velha das irmãs Haim. As moças apostam em um pop dançante com inspirações assumidas em Grimes, The Bangles e The Go Go’s. A primeira e única composição até o momento ganhou o nome de Candy.

Joseph Gordon-Levitt

Joseph participou de filmes como 500 Dias com Ela (500 Days of Summer, 2009), 10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999), A Origem (Inception, 2010) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012). Neto de diretores, ele começou a atuar aos seis anos de idade e seu último trabalho foi em 2015, quando estrelou A Travessia (The Walk, 2015).

Paralelamente, o ator também é dono da HITRECORDS, produtora que desde 2010 realiza diversos projetos midiáticos de maneira colaborativa. Em 2014 lançou seu próprio programa televisivo no canal americano pivot, feito através de contribuições do site e com episódios que variam desde curtas muito criativos a discussões mais sérias, como a questão do armamento civil nos EUA. O HitRECord on TV  ganhou um Emmy no mesmo ano de estreia por Realização Criativa e já possui duas temporadas. Vale a pena dar uma conferida, o conteúdo é realmente muito bom!

Elijah Wood

O intérprete de Frodo Baggins é um amante confesso de música (boatos que ele é um dos maiores colecionadores de discos de Hollywood) e já declarou seu interesse pela música brasileira, principalmente por Os Mutantes e Gal Costa. Wood também investe no mercado fonográfico – em 2005 fundou seu próprio selo independente, o Simian Records – e ainda atua como DJ.  

James Franco

Ele já foi filho do Duende Verde em Homem Aranha (Spider Man, 2002) e teve que cortar o próprio braço ao ficar preso entre duas rochas gigantes em 127 Horas (127 Hours, 2011). James Franco foi influenciado pela mãe poetiza e pelo convívio direto com a literatura desde pequeno. Ele possui um PhD em língua inglesa na Universidade de Yale, estudou cinema na Univesidade de Nova York e vive combinando a rotina de gravações com seus estudos acadêmicos. Dormindo cerca de quatro horas por noite, já conseguiu publicar um livro, Palo Alto, que em 2014 foi transformado em filme por Gia Copolla.  

Angelina Jolie

Angelina já atuou como diretora em Na Terra de Sangue e Mel (In the Land of Blood and Honey, 2011) e trabalha com causas humanitárias desde 2000, quando viajou ao Camboja para as gravações de Lara Croft: Tomb Rider (2001). No mesmo ano, recebeu o título de embaixadora da boa vontade da ONU, nomeação geralmente dada a artistas que utilizam seus nomes e reconhecimento social em defesa de diversas questões (Cate Blanchett e Emma Watson também fazem parte desse grupo).

atores-com-outras-atividades2

Desde então, Jolie começou um extenso trabalho em prol dos refugiados no Oriente Médio, principalmente com relação ao conflito da Síria. Toda a dedicação rendeu, em 2012, a escolha da atriz como Enviada Especial do ACNUR, e com o cargo ela passou a ser a representante oficial do então Diretor de Órgão da ONU Antonio Guterres, responsável por tratar das crises causadoras de deslocamentos em massa a um nível diplomático.

No mesmo ano em que protagonizou o filme com a maior bilheteria de sua carreira, Malévola (Maleficent, 2014), Jolie recebeu o título de Dama Honorária das mãos da rainha Elisabeth II por seus projetos defensores de educação para mulheres ao redor do mundo.

Comentários